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A existência ilusória do diabo em «Grande sertão: veredas»: rastros budistas na obra de João Guimarães Rosa

EN João Guimarães Rosa: Un exiliado del lenguaje común

A existência ilusória do diabo em «Grande sertão: veredas»: rastros budistas na obra de João Guimarães Rosa

A existência ilusória do diabo em «Grande sertão: veredas»: rastros budistas na obra de João Guimarães Rosa

EN João Guimarães Rosa: Un exiliado del lenguaje común


[POR] Este artigo tem como objetivo demonstrar a presença de um aspecto da filosofia budista em Grande sertão: veredas, condensado em um raciocínio de Riobaldo sobre a existência do diabo. Lidas através do conceito de «paradigma indiciário» de Carlo Ginzburg, em que informações margi­nais de uma obra podem revelar um dado maior, as referências ao Buda e ao budismo, levantadas previamente em títulos como SagaranaTutaméia Ave, Palavra, explicitam que a presença budista não é meramente periférica no conjunto da obra do autor. Partindo delas, propõe-se uma análise de trechos aparentemente confusos ou marginais do romance de Guimarães Rosa, que podem ser pilares na construção de uma proposta de leitura desse romance.
Palavras-chaveGrande sertão: veredas; João Guimarães Rosa; Budismo. 

[SPA] Este artículo tiene como objetivo demostrar la presencia de un aspecto de la filosofía budista en Grande sertão: veredas, condensado en un racio­cinio de Riobaldo sobre la existencia del diablo. Leídas a través del concepto del «paradigma indiciario» de Carlo Ginzburg, en el que informaciones marginales de una obra pueden revelar un dato más amplio, las referencias a Buda y al budismo, levantadas previamente en títulos como SagaranaTuta­méia Ave, Palavra, explicitan que la presencia budista no es meramente periférica en el conjunto de la obra del autor. Partiendo de ellas, se propone un análisis de extractos aparentemente confusos o marginales de la obra de Guimarães Rosa, que pueden ser pilares en la construcción de una propuesta de lectura de esa novela.
Palabras claveGrande sertão: veredas; João Guimarães Rosa; Budismo. 

[ENG] This article aims to demonstrate the presence of an aspect of Buddhist philosophy in Grande sertão: veredas condensed in Riobaldo’s reaso­ning about the existence of the devil. Being read from the point of view of the concept of «evidential paradigm» by Carlo Ginzburg, in which marginal information in a work may reveal greater facts, references to Buddha and Buddhism, raised previously on titles like Sagarana, Tutaméia and Ave, Palavra would make explicit that Buddhist presence is not merely peripheral in the author’s oeuvre. Having these as a starting point, an analysis of apparently confused or marginal passages of Guimarães Rosa’s novel is suggested, and a proposed reading of this novel can be constructed having these as its pillars.
Key wordsGrande sertão: veredas; João Guimarães Rosa; Buddhism.

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[POR] Este artigo tem como objetivo demonstrar a presença de um aspecto da filosofia budista em Grande sertão: veredas, condensado em um raciocínio de Riobaldo sobre a existência do diabo. Lidas através do conceito de «paradigma indiciário» de Carlo Ginzburg, em que informações margi­nais de uma obra podem revelar um dado maior, as referências ao Buda e ao budismo, levantadas previamente em títulos como SagaranaTutaméia Ave, Palavra, explicitam que a presença budista não é meramente periférica no conjunto da obra do autor. Partindo delas, propõe-se uma análise de trechos aparentemente confusos ou marginais do romance de Guimarães Rosa, que podem ser pilares na construção de uma proposta de leitura desse romance.
Palavras-chaveGrande sertão: veredas; João Guimarães Rosa; Budismo. 

[SPA] Este artículo tiene como objetivo demostrar la presencia de un aspecto de la filosofía budista en Grande sertão: veredas, condensado en un racio­cinio de Riobaldo sobre la existencia del diablo. Leídas a través del concepto del «paradigma indiciario» de Carlo Ginzburg, en el que informaciones marginales de una obra pueden revelar un dato más amplio, las referencias a Buda y al budismo, levantadas previamente en títulos como SagaranaTuta­méia Ave, Palavra, explicitan que la presencia budista no es meramente periférica en el conjunto de la obra del autor. Partiendo de ellas, se propone un análisis de extractos aparentemente confusos o marginales de la obra de Guimarães Rosa, que pueden ser pilares en la construcción de una propuesta de lectura de esa novela.
Palabras claveGrande sertão: veredas; João Guimarães Rosa; Budismo. 

[ENG] This article aims to demonstrate the presence of an aspect of Buddhist philosophy in Grande sertão: veredas condensed in Riobaldo’s reaso­ning about the existence of the devil. Being read from the point of view of the concept of «evidential paradigm» by Carlo Ginzburg, in which marginal information in a work may reveal greater facts, references to Buddha and Buddhism, raised previously on titles like Sagarana, Tutaméia and Ave, Palavra would make explicit that Buddhist presence is not merely peripheral in the author’s oeuvre. Having these as a starting point, an analysis of apparently confused or marginal passages of Guimarães Rosa’s novel is suggested, and a proposed reading of this novel can be constructed having these as its pillars.
Key wordsGrande sertão: veredas; João Guimarães Rosa; Buddhism.

Datos del producto

ISBN: EC0032P225246
Publicación: 11/2017
Formato: EBOOK PDF
DRM:

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